Continua após a publicidade...

Pudim é uma sobremesa tradicional do livro de receitas da nossa avó. É uma ótima maneira de aproveitar sobras de pão velho ou rançoso e saborear uma sobremesa com alguns dos ingredientes que todo mundo adora!

Continua após a publicidade...

Nesta receita de pudim antigo, o sabor principal é o caramelo e a textura do pudim antigo, como creme. Você pode preparar este pudim caseiro com qualquer pão duro que tiver em casa, mesmo que seja integral! Continue aqui para ver todos os detalhes do preparo e fotos do passo a passo.

Continua após a publicidade...
Ingredientes para fazer Pudim de pão amanhecido:

Como fazer

Corte o pão duro em fatias e coloque de molho no leite morno por 30 minutos – o pão deve ficar completamente embebido no leite, para que fique mais macio ao fim desse tempo. Enquanto isso preaqueça o forno a 180°C, coloque água numa assadeira (cerca de dois dedos de água) e coloque no forno, para esquentar essa água e assim assar o pudim em banho-maria.

Despeje o açúcar numa panela, adicione um pouco de água e leve ao fogo para formar o caramelo. Não mexa o açúcar durante esse tempo, para evitar que ele cristalize, apenas deixe derreter e escurecer até virar uma calda dourada.

Dica: A quantidade de água depende da consistência que você quiser seu caramelo. Coloque 1-2 colheres de sopa de água para um caramelo espesso ou mais quantidade para um caramelo mais ralo.

Quando o açúcar virar uma calda espessa e dourada, coloque-a numa forma para pudim pequena ou forma para pão de aproximadamente 15 x 2 (1,5 litros). Espalhe o caramelo na forma simplesmente girando a forma ou usando um pincel de cozinha. Reserve.

Dica: Não deixe o caramelo escurecer muito ou ele ficará com gosto amargo.

Em seguida bata o pão com o seu leite e o leite condensando no liquidificador ou com o mixer de mão até obter uma espécie de mingau.

Acrescente os ovos e a essência de baunilha nessa massa para pudim de pão e bata por mais 1-2 minutos – não precisa bater muito, apenas o suficiente para misturar, evitando que se formem bolhinhas de ar.

Dica: Se quiser pode substituir a essência de baunilha por raspas de limão ou de laranja.

Despeje essa mistura na forma de pão caramelada e cubra com papel alumínio.

Acomode essa forma dentro da assadeira que tem a água e deixe assar durante 50 minutos no forno a 180ºC.

Retire o pudim do forno e deixe esfriar completamente. Depois reserve na geladeira por, pelo menos, 4 horas (sem retirar a folha de alumínio, para que não seque). Depois é só desenformar com a ajuda de uma faca e se deliciar com esta sobremesa de pão econômica e muito gostosa. Bom apetite!

Você também pode estar por dentro de todas as nossas receitas através da nossa página no Facebook Servindo Receitas, e entrar no nosso grupo do whatsapp siga a gente e veja essa e outras receitas

Deixe sua opinião sobre nossas receitas, será um prazer responder todas as suas dúvidas.

Veja mais receitas, certamente você irá gostar: Servindo receitas

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *