Você sabia que os milkshakes são feitos de gotículas de gordura flutuando sobre o leite condensado? Esse óleo é muito utilizado em diversas preparações culinárias, dando início a diversos produtos, como o chantilly.
Mas o que talvez você não saiba é que é possível preparar sorvete com leite fervido! Está certo. Você só precisa de um ingrediente: leite integral, como leite integral.
Ingredientes
Como fazer
Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo médio.
Dica: use uma panela alta para evitar que o leite saia fora quando estiver fervendo.
Espere o leite ferver e, nesse momento, desligue o fogo. Depois aguarde o leite esfriar e leve para a geladeira por, no mínimo, 2 horas.
Dica: o ideal é deixar o leite em repouso na geladeira de um dia para o outro ou por 12 horas.
Na parte de cima do leite se formará uma camada, a nata. Retire delicadamente, com o auxílio de uma colher, transfira para uma vasilha e guarde na geladeira.
Dica: use o leite em outros preparos.
O rendimento dessa receita é pequeno. Dessa forma, sugerimos que repita esse procedimento sempre que ferver leite e vá guardando a nata na geladeira, até acumular cerca de 300 a 500 gr de nata caseira.
Dica: você pode obter nata a partir de outros leites, no entanto o leite integral é o que produz mais quantidade de nata.
Para que serve a nata? Você poderá bater essa nata refrigerada com um pouco de açúcar para obter chantilly e usar em diversas sobremesas e bolos como, por exemplo, bolo de chocolate com chantilly. Ela também pode ser incluída no preparo de receitas salgadas, conferindo um sabor suave e uma consistência cremosa aos pratos.
Como fazer manteiga de cupuaçu (Receita bônus)
Como fazer manteiga de cupuaçu
Antes de mais é importante indicar que, para fazer manteiga de cupuaçu pura e caseira, você precisa de uma máquina específica: uma prensa extratora de óleos vegetais. Isso porque não é possível obter gordura de cupuaçu manualmente.
Para obter o óleo de cupuaçu (que, após solidificar, dá dará origem à manteiga de cupuaçu), as sementes de cupuaçu precisam passar por um longo processo:
Lavar a fruta do cupuaçuzeiro através de imersão em água;
Quebrar os frutos para extração da polpa com sementes;
Separar a polpa das sementes cotando a polpa com uma tesoura e retirando as sementes – a isso se chama despolpamento;
Fermentar as sementes no mesmo dia em que foi feito o despolpamento. Para isso espalhe as sementes em caixas e deixe por 24 horas em temperatura ambiente ao abrigo da chuva. Após, adicione uma solução de açúcar a 30% na temperatura de aproximadamente 38ºC (a proporção é de 1% de solução em relação ao peso das sementes de cupuaçu). Mexa as sementes duas vezes ao dia. Após 48 h do início da fermentação, adicione nova solução de açúcar na mesma concentração, proporção e temperatura da primeira. A fermentação termina entre o 5º e o 7º dia;
Lavar novamente as sementes e deixe secar ao sol;
Torrar as sementes a 150ºC – pode utilizar um tacho de forno – e descasque;
Prensar as sementes a frio para separar a gordura da torta – nome dado ao produto que posteriormente é moído para se obter cupulate em pó;
Filtrar o óleo (manteiga de cupuaçu bruta) obtido através da prensa das sementes até obter um líquido transparente. Esse líquido solidifica em temperaturas baixas, dando origem à manteiga de cupuaçu.
Conselhos: O rendimento da manteiga de cupuaçu é de cerca de 45% em relação ao peso total das sementes. Por isso, com cerca de 1 kg de sementes de cupuaçu, é possível obter 400 a 450 gramas de manteiga de cupuaçu.
Receitas com cupuaçu
A partir da fruta cupuaçu podemos preparar várias receitas doces com cupuaçu. Sua polpa, por exemplo, é usada para preparar mousse e sorvete, as sementes de cupuaçu torradas e moídas (cupulate) podem ser usadas para preparar chocolate de cupuaçu, enquanto que a manteiga, que não assume protagonismo em nenhuma receita, pode ser usada como substituto da manteiga de cacau.
0 Comentários