Continua após a publicidade...

O Natal está chegando e se você ama chocolate tanto quanto nós, vai adorar nossa receita do dia: o Chocotone caseiro mais fácil!

Continua após a publicidade...

Feito no liquidificador, esse achocolatado em pó é fácil de fazer e bem úmido – neste post damos todas as dicas para você ficar assim na sua casa. Quer deixar essa receita ainda mais saborosa? Prepare cobertura de chocolate para fazermos juntos!

Continua após a publicidade...

Ingredientes 

Como fazer 

Separe os ingredientes do seu chocotone caseiro. Essa receita rende até 1kg de chocotone.

Coloque no liquidificador a água, os ovos, a manteiga derretida, o sal, o açúcar, fermento e 1 colher de sopa de essência caseira de panetone e bata bem.

Peneire a farinha de trigo em uma tigela grande.

Despeje a mistura que batemos no liquidificador na tigela com farinha. Misture bem.

Adicione as gotas de chocolate e misture bem mais uma vez.

Unte a forma escolhida com um pouco de manteiga (ou desmoldante culinário), coloque a massa e deixe descansar por mais ou menos 1 hora.

Dica: Importante: coloque a massa só até metade da forma porque ela vai crescer e dobrar de volume.

Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos ou até ficar dourado.

Seu chocotone caseiro super fácil está pronto! Bom apetite e feliz Natal!

Receita de Panetone tradicional (Receita bônus)

Quando pensamos em sobremesas natalinas, sabemos que o panetone é imperdível! Este delicioso bolo de origem italiana tornou-se tão popular nas ceias de Natal que vem com diversos recheios e coberturas. Mas como o normal costuma ser melhor, mostramos como fazer um panetone tradicional em casa. Confira abaixo cada passo e prepare-se sem dificuldade!

Ingredientes 

  • Para o fermento caseiro:

  • Para a massa:
  • Para o recheio:

Como fazer 

Para fazer esta receita de panetone italiano tradicional comece por preparar o fermento caseiro, que fará toda a diferença na consistência da massa. Para isso misture os ingredientes respetivos e reserve por 30 minutos em um recipiente untado e coberto com filme plástico ou com um pano.

Dica: Reserve o fermento junto a um fonte de calor, para que fermente mais depressa.

Após o tempo indicado, coloque em uma vasilha todos os ingredientes respetivos à massa e o fermento preparado no passo anterior. Misture, de preferência com a peça de gancho da batedeira, até conseguir uma massa lisa e homogênea em ponto de véu, como na fotografia.

Dica: O ponto de véu é quando você estica a massa até ficar transparente e ela não rompe. A massa do panetone ficará mais amarela se você usar gemas de ovos caipiras.

Nesse momento adicione o recheio do panetone tradicional e envolva lentamente. Separe a massa em cinco partes e deixe descansar por 20 minutos, em uma superfície lisa e enfarinhada.

Dica: Separe as porções de massa para evitar que grudem à medida que crescem.

Modele a massa e coloque nas formas respetivas. Deixe fermentar novamente, desta vez por 1 hora, ou até crescer até quase o topo da forma (deverá sobrar 1 dedo de altura).

Finalmente leve o panetone tradicional a assar no forno preaquecido a 160ºC por cerca de 30 minutos, ou até dourar. Retire, deixe esfriar e delicie-se com esta sobremesa típica de Natal. Diga nos comentários o que achou, queremos saber!

Você também pode estar por dentro de todas as nossas receitas através da nossa página no Facebook Servindo Receitas, e entrar no nosso grupo do whatsapp siga a gente e veja essa e outras receitas.

Deixe sua opinião sobre nossas receitas, será um prazer responder todas as suas dúvidas.

Veja mais receitas, certamente você irá gostar: Servindo receitas

 

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *