O Vatapá de frango é um ensopado cremoso, originário do Tupi, muito popular, principalmente no Nordeste do Brasil. Entre os ingredientes que compõem o sabor do vatapá estão o leite de coco, as nozes e o pão. Leia a receita de frango e pão vatapá siga o modo de preparo abaixo e aproveite!
Ingredientes para fazer Vatapá de frango e pão:
Como fazer
Prepare seu vatapá de frango começando por cozer o frango em água, junto com os tabletes de caldo e um pouco de sal por 30-35 minutos. Enquanto desfaça os pães com as mãos, coloque em um refratário com o leite e deixe amolecer.
Dica: Corte a carne em pedaços menores para que cozinhe mais depressa.
Quando o frango estiver cozido retire da água, deixe esfriar um pouco e depois desosse e desfie.
Continue preparando seu vatapá caseiro: leve ao fogo uma panela com o azeite e refogue as cebolas, os alhos, o pimentão e os tomates, todos finamente picados, até ficarem macios. Acrescente o frango, misture e deixe dourar ligeiramente.
No liquidificador prepare o mingau do vatapá batendo os pães com o respetivo leite, o leite de coco e o cheiro verde em quantidade a gosto. No final deverá obter uma massa consistente.
Adicione a mistura do liquidificador refogado e mexa bem para incorporar. Baixe o fogo e deixe cozinhar tampado durante 5 minutos ou até engrossar. Finalize com os amendoins e o azeite de dendê e volte a mexer.
Sirva seu vatapá de frango e pão ainda quente, acompanhado de arroz branco simples, e diga nos comentários o que você achou desta receita.
Receita de Caruru baiano legítimo
O caruru é um prato típico baiano, cozido com quiabo, azeite de dendê, camarão seco, gengibre, amendoim, castanha de caju e outros temperos para deixar esse prato ainda mais gostoso. Poucos pratos são tão familiares quanto os pratos brasileiros como o caruru da Bahia, que destacam as influências africanas e indígenas da nossa culinária.
Gostaria de aprender a fazer esta receita rica e saborosa? Então acompanhe no TudoReceitas a autêntica receita do caruru baiano com o passo a passo em fotos e experimente agora mesmo esse delicioso prato!
Como fazer
Comece preparando os quiabos: lave-os bem e, após isto, retire as pontas e os cabos dos mesmos. Faça um corte em formato de cruz no sentido do comprimento e, em seguida, pique-os.
Com os quiabos cortados, separe os demais ingredientes: a cebola e o alho, o camarão, a castanha e o amendoim, o gengibre, o azeite de dendê e o cheiro verde.
Dica: Antes de usar o camarão seco, faz-se necessário lavá-los ou deixá-los de molho na água por alguns minutos, escorrendo-os depois, a fim de que retire o excesso de sal.
No liquidificador bata a cebola com o alho, o amendoim, o camarão seco, a castanha de caju, o gengibre e o cheiro verde com 1 xícara de água (aproximadamente). Reserve.
Numa panela funda aqueça um pouco o azeite de dendê e acrescente os quiabos previamente picados. Misture bem e adicione meia xícara de água.
Dica: O azeite de dendê tem um sabor bem marcante e contribui também para dar mais cor ao prato. Se desejar, acrescente mais uma colher de sopa antes de refogar os quiabos.
Adicione o tempero batido no liquidificador, os camarões secos inteiros (opcional), a pimenta do reino e acerte o sal (se for necessário).
Cozinhe o caruru em fogo médio por aproximadamente 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar e acrescentando mais água, se for preciso. Ele não poderá ficar com consistência rala ou grossa demais.
Dica: Para quem não gosta da baba do quiabo, pode-se pingar gotas de limão ou de vinagre durante o cozimento para retirar o excesso da mesma.
O caruru estará pronto quando os quiabos estiverem macios e a cor das suas sementes ficarem um pouco rosadas. Sirva este caruru baiano tradicional acompanhado de arroz branco, vatapá a seu gosto, moqueca de peixe ou de frutos do mar. Bom apetite!
Você também pode estar por dentro de todas as nossas receitas através da nossa página no Facebook Servindo Receitas, e entrar no nosso grupo do whatsapp siga a gente e veja essa e outras receitas.
Deixe sua opinião sobre nossas receitas, será um prazer responder todas as suas dúvidas.
Veja mais receitas, certamente você irá gostar: Servindo receitas
0 Comentários